Pergunta das leitoras: Como fazer pano de prato com barrado e apliquê?

     Uma das perguntas mais frequentes que recebo por e-mail , formulário de contato e inbox pelo face é como fazer os paninhos de prato com barrados e aplicações.....então como sempre tenho que responder um por um, fiz esse post com alguns Links de outros blogs que tem passo a passo e algumas observações minhas, assim quem tiver dúvida pode esclarecer e quem tem vergonha de perguntar vai ficar sabendo...

     Acho que a peça mais fácil de se fazer na costura é um pano de prato, por ser apenas barrado, e uma aplicação com pontos manuais ou a máquina.....e só é preciso ter força de vontade de aprender, não adianta se frustar na primeira tentativa, por que saiu meio tortinho ou o ponto não ficou tão bom, eu mesma já errei muito até chegar onde estou hoje e sei que tenho muito que melhorar, não falo isso por modéstia, falo por que sei que uma boa artesã está sempre aprendendo e valorizando o que sabe fazer...inovar sempre!!!

Amo fazer esses paninhos fofos :)

Pode ir clicando nos links, eles vão abrir em outra guia e você não vai perder esse postagem!

1° Como fazer o barrado do pano de prato, em duas opções:

Barrado Rocambole:


O Link é esse AQUI, do blog da Cinária Mendes....
Lá tem explicadinho com fotos como fazer essa barrado, que na minha opinião é o mais fácil de fazer. Só uso esse nos meus paninhos, o acabamento dele é perfeito. Prefiro usar tecido de algodão.


Barrado Comum:


O Link é esse AQUI, de um dos Blogs da Calíope, o Clubinho da Costura.
Acho lindo esse barrado, porém ele é um pouquinho mais dificil, pois se não for feito com muito cuidado é mais fácil de ficar torto, se feito com criatividade e cuidado fica maravilhoso com certeza!

Obs: Prefiro comprar os pano pronto, uso da marca Itatex.


2° Como fazer aplicações com tecido e Termocolante:


O Link é esse AQUI, do blog da Rejane Casa, Corpo e Cia...
Lá também tem explicadinho com fotos a técnica de fazer patch apliquê...
Eu prefiro utilizar o termocolante importado da marca Heatndond Lite, ele custa uns 4,00 reais a mais, porém ele é melhor para se trabalhar, não tem aquela cola pegajosa, ele parece um plástico e só cola depois que passamos o ferro. A qualidade dele também é melhor pois não deixa que o trabalho enrugue nem desfie, por isso nesse caso não precisa utilizar a termolina como a Rejane, ensina no post.

Tem 3 maneiras de finalizar o apliquê: Com o ponto caseado a máquina (não são todas que possuem), ou o ponto Zig Zag que todas máquinas possuem, o efeito é o mesmo....E tem o manual, que ensina nesse desenho:



3° Como bordar Ponto Haste e Ponto Atrás no pano de prato:


O Link é esse AQUI, também da Rejane do Casa, Corpo e Cia.
Como sempre os posts da Re, são impecáveis, com fotos e explicações, super recomendo, dão um charme a mais nas peças. Eu gosto de fazer detalhes ou frases escritas com esse pontinho, super fácil.


     Então meninas, o básico é isso, depois você pode garimpar moldes no google, é só digitar "moldes de patch apliquê" que aparecem várias coisas lindas....

  E para quem está começando a costurar, conheça o Clubinho da Costura, lá tem vários projetos legais e fáceis de fazer, tem desafios e várias amigas aprendendo juntas, um blog muito bacana, com dicas ótimas, escrito pela querida Calíope!!!


Essa semana a Mel Martins do blog Artes da Mel (que tem comidinhas deliciosas), veio fazer uma aulinha de patch aqui em casa, e olha que fofura ficou o paninho de gato dela :) Amamos.


Espero que tenham gostado e que façam muitos paninhos, 
para enfeitar sua casinha, presentear ou ainda vender!!!



Bjinhosss e Ótimo Fim de Semana!!!


45 comentários:

Dani Zanelato postou o comentário número:

Obrigada pelas dicas Keilla! Seus panos estão muito lindos !!

beijos
Dani

Tami Fonseca Sousa postou o comentário número:

Aindo compro uma máquina de costura pra mim e aprendo á fazer arte viu...
Bom fim de semana.
Bjinhus

Unknown postou o comentário número:

Keilla.. eu acho lindo demais seus panos de prato.. sempre tão fofos...
Você é muito caprichosa..
Adoro!!

Eu não conseguiria rss

Beijinhos no seu coração e uma sexta-feira linda viu?
Sheila

Mariana Rocha postou o comentário número:

Tão fofos... Queria ter tempo disponível para fazer essas fofuras, mas o trabalho me consome.

Bjs!!

rose japan postou o comentário número:

Ola Keilla!!! Os patch aplique sao lindo amei e os barradinhos tbm uma hra vou olhar nos outros blogs o pap p aprender o aplique ja aprendi c a re e essa explicou direitinho cm fazer n tem erro..

Bjinhos e bfs

Rose jp

Camila Casaca postou o comentário número:

Seu blog é uma delicia de ler...Já sei fazer o pano de prato, mas adorei o post...
Beijos e bom final de semana

Calíope Corrêa postou o comentário número:

Ahhh, obrigada por falar meu nome, já me deixa toda serelepe!

Seus paninhos ficaram uma coooooisa de lindos! Eu nucna faço esses paninhos, porque dá até pena de usá-los aqui em casa! rsrs

Bjusssssss

CamomilaRosaeAlecrim postou o comentário número:

Adorei seu post...e quero aprender mais...vou ver as ideias de barradinhos! Adoro suas dicas!
Um show o gato com coração...lindo!
Bjs e um ótimo final de semana!
CamomilaRosa

ARTESANATU'S postou o comentário número:

Que maravilha esse post, estava precisando mesmo de umas dicas dessas.
Sou apaixonada pelos seus paninhos.
Bjão e bom final de semana
Rosane

Gelia postou o comentário número:

Oi keila que bom que vc fez este post. eu quero panos de pratos novos... vc viu no meu post falei os meus estão encardidos!!


Bjs bom final de semana

Gélia

Unknown postou o comentário número:

vou conferir as diquinhas, amo fazer pano de prato.

http://anitamakingof.blogspot.com.br

Joselma Barbosa postou o comentário número:

Boa a postagem de hoje ,sempre via os barrados rocambole, mais não sabia o nome esse é o mais indo e mais fácil de fazer.
Beijos.

Anônimo postou o comentário número:

Amei a postagem Keilla, vai ajudar mto, mto obrigada!!!

Bom final de semana!

Bjinho!!!!

Unknown postou o comentário número:

Keilla vc arrasou no post, ficou excelente e com várias dicas pra quem, como eu, está começando, adorei!!
Mas, adorei ainda mais ver nosso trabalho aí no seu blog! Obrigada por citar o ArtesdaMel!!!! Nosso paninho ficou charmoso d+++++++!!!!!
Adorei nossa aula...estou aqui pensando em qual projeto quero fazer na próxima vez!!!!
Bjs
Mel

Yves postou o comentário número:

Ótimo post, as dicas são maravilhosas! Obrigada amiga!
Tenha um lindo final de semana!
bjus!

Anônimo postou o comentário número:

Vim aqui pra te desejar um otimo final de semana e dizer que adorei a torta cremosa de frango, fiz até um post sobre a torta, quem me deu seu blog foi uma amiga muito querida a Miriam do " casa da dona Ana".

Bjim!

Carolina Lima postou o comentário número:

Keilla,
adorei a postagem.
Até porque para o ano que vem pretendo aprender a costurar! :)

Um feliz final de semana!

Beijinhos :**
Carol
www.umblogsimples.com

Sílvia postou o comentário número:

Oi Keilla, ótima idéia a sua, deu pra tirar um monte de dúvidas, obrigada pelas informaçoes.
Bjos.
Silvia.

Sue postou o comentário número:

Oi Keila obrigada por esta postagem ! vc tirou muito das minhas dúvidas que tinha sobre o barrado.

bjinhos e bom fim de semana

Sue.

Socorro postou o comentário número:

Tudo lindo, os panos lindos tudo lindo até vc! ainda copio seu vestido do casamento ahh vou sim ;)Bjos!

Unknown postou o comentário número:

Muito muitooo lindo! ameii os de cupcake :)
Quero te convidar a participar do primeiro sorteio que ta rolando lá no meu Blog...
Os itens são inspirados na trend CANDY COLORS!
Confira tudinho:

http://blogfashiontips.blogspot.com.br/2012/09/primeiro-sorteio-do-blog-itens-candy.html

Você vai adorar!
Bj Bj <3 <3

Josye Duran postou o comentário número:

Olá Keilla!
Os panos de prato estão maravilhsos.Admiro muito o seu trabalho, tudo lindo!!
Obrigada por compartilhar conosco seus conhecimentos!
Um ótimo final de semana!
Bjss

By Neymes postou o comentário número:

OI KEILLA,VALEU AS DICAS,GOSTEI DA MANEIRA, COMO JUNTOU UM POUQUINHO DE CADA ARTEIRA EM UM POST SÓ.BJIM.
VALÉRIA.

lenalima postou o comentário número:

QUE POSTER MAIS EXPLICADINHO , ASSIM QUE GOSTO
TEM TODO UM CARINHO PARA EXPLICAR TUDINHO1
ADOREI!!!
PERFEITOS SEUS PANINHOS!
LINDO FINAL DE SEMANA!
OBRIGADA PELO CARINHO
ABRAÇOS!

Simone Carvalho postou o comentário número:

Oi Keilla,
com tantos trabalhos bonitos que vc faz, fico super feliz que tenha gostado do meu. Quero ver o seu quadrinho quando ficar pronto!
Bjs e obrigada pela visita!
Simone

Re Batista postou o comentário número:

Flor perfumada do meu jardim, você arrasou no post!
Que maravilha de organização e links ótimos! Obrigada por incluir os meus e ainda falar de mim tão tão ... hehehe.... Eu sou sua fã, viu? Te gosto de montão, e estou sempre aqui acompanhando tudo de maravilhoso que faz e fico cheia de orgulho de ver sua evolução, seu amadurecimento... tanto nas costuras quanto na forma de elaborar os posts. Você vai muito mais longe! Beijokas queridona!

*** Sandrinha *** postou o comentário número:

Brigaduuuu!!!Sempre dando dicas que me ajudam e muito !!!BJKS!!!

Dani ♡ postou o comentário número:

Keila, comecei um curso de costura com as freiras da minha cidade, menina é super dificil, ou sou eu mesmo que não tenho nenhum tipo de habilidade com a maquina... hehhe
nam.. mas um dia eu vou tentar mesmo que seja para fazer uns panos de pratos. Estou tendo sorte, estou ganhando uns mimos para minha cozinha.
beijos!!!
suas coisinhas são fofas e lindas demais!

Anita postou o comentário número:

Keilinha linda, qtas dicas legais. Não me canso de repetir o qto te admiro pelo capricho com casa e pela sua dedicação não só com seus trabalhos mas tbem com o blog. Percebo o seu crescimento em tudo, em cada post que vc faz. Parabéns e obrigada pelos links, bjs.

Sheila postou o comentário número:

Olá, Keilla
Hoje mandei um recado pelo face e tão prontamente você retribui com sua gentileza. Parabéns mais uma vez pelo blog e pelo seu trabalho. Estou começando a me aventurar no patch, iniciei a pouco um curso e estou babando nos seus panos de pratos. Beijinhos.

jane postou o comentário número:

Menininha do meu coração,saudades de vc!
Ai q tenho q fazer uns paninhos sim,tenho andado tristinha ,com duvidas probleminhas,acho q paninhos vão me ajudar a melhorar...

Roberta Lopes postou o comentário número:

Keilla, esses panos estão divinos! Obrigada pelas dicas. E a Puma já se adaptou com os irmãos? Beijinhos e tenha um ótimo domingo!

Anônimo postou o comentário número:

Keila eu fico maravilhada quando vejo essas artes. Confesso que no momento não encontro tempo pra aprender, pois a vida é corrida e se tudo conspirar a meu favor entrarei em uma nova fase, que ficará ainda mais inviável eu aprender agora. Mas, não quer dizer que não vou aprender. Mesmo sendo bem desajeitada um dia chegarei lá!
Vou começar umas aulinhas de artes com minha tia... e quando estiver arranhando alguma coisinha, eu venho correndo contar.
Amo esses seus panos de pratos. Se você morasse pertinho, acho que teria coleção. Risos.
Beijo grande.
Maravilhoso e iluminado dia.
Lorena Viana

Patricia postou o comentário número:

como tudo que posta...perfeito
obrigada por sempre compartilhar conhecimentos e emoções
tenha uma semana abençoada

Anônimo postou o comentário número:

Adorei as dicas, Keila! Seus panos são lindos e caprichados, parabéns! Bjs e tenha uma linda semana!

Adriana postou o comentário número:

Keila amei seu cantinho!E esses panos de copa então um verdadeiro mimo!Parabéns tudo muito lindo:)

Vera Moraes postou o comentário número:

Esse post é uma pós em panos de prato. Muito boom! Parabéns. Bjus!

Casa da Rê etc e tal postou o comentário número:

Bem legal, vou tentar fazer o apliquê pois tenho uns paninhos lindos que combinam exatamente com panos de cozinha
bjs

Sissi Margarida postou o comentário número:

Olá querida! Vi sua postagem lá no blog da Sue e vim correndo conferir! Obrigada por compartilhar! Estou te seguindo!!!Beijos

Damaris Creations postou o comentário número:

Muchas gracias por compartir, hoy mismo comienzo a trabajar con mis paños de platos y se que me quedarán muy lindos.Un abrazo!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...